sexta-feira, 30 de junho de 2017

Precisamos de mais Autoestima, ou de mais Paciência?

A autoestima é um termo comum e de conhecimento de quase todo povo, porém, se alguém ainda tem dúvidas do que é autoestima, neste artigo será feito um detalhamento do que é autoestima. Além do termo autoestima, será descrito também um detalhamento da palavra Paciência, o que ultimamente foi sugerido ao povo brasileiro. Parece até uma piada não é mesmo ?  Somos vítimas de um estrago econômico que vem de décadas , e ainda nos sugerem a ter calma e paciência. Espero que a leitura desse artigo seja agradável à quem se dispor a ler.

A autoestima é uma força de suma importância para o ser humano, ela coopera de forma fundamental para os procedimentos da vida, tendo como exigência irrecusável, um desenvolvimento equilibrado , saudável e com valor de sobrevivência.
Há um fator muito perigoso que pode refletir negativamente na autoestima de uma pessoa, ou seja, pode afetar seu status presente , se constantemente trazer a tona fatos do passado que não obteve bons frutos.

Segundo a Psicóloga Olga Inês Tessari, “O passado é irrecuperável, não pode ser alterado, mas o futuro depende das nossas atitudes agora no presente”.

A psicoterapia faz você voltar no tempo, descobrir as causas dos erros que atormentam sua vida no presente, e até aprender a lidar com estes erros, e, com certeza, ser feliz, produzindo uma nova realidade de vida por meio da autoestima.

A Autoestima é um fator muito comentado na atualidade, e, quem procura elevar a sua autoestima, alcança bons resultados para sua vida. A autoestima elevada, não só produz um bem estar pessoal, mas ela pode proporcionar bons frutos para todo um coletivo.
Para suportar as irresponsabilidades dos políticos e autoridades em geral, que não estão considerando os direitos democráticos da sociedade, o povo  brasileiro está precisando mesmo é de ter mais Paciência para não Explodir de vez, e não de autoestima, respondendo o titulo do artigo. Está difícil observar calado tanta promoção de absurdos, de aprovação de medidas que visam um único interesse, que é o de fortalecer a corrupção no País. Ainda tem Político que diz em entrevistas nos veículos de comunicação, que o povo precisa se acalmar e elevar a sua autoestima, ou seja dizem que o povo precisa ser mais Otimista para poder crêr que as mudanças que tanto o País precisa acontecerão. Parece piada não é mesmo ?

De forma contraria, afirmo que os Limites já foram totalmente ultrapassados, não dá mais para tolerar as atitudes errôneas de políticos irreverentes ( Para o Que é Mal ) que desafiam até a Lei Máxima do País que é a Constituição Federal. Por isso afirmo contrariamente que o que precisamos não é de mais autoestima, porque já temos até demais, pois uma boa parte do povo brasileiro explora as boas maneiras. Não dá mais é para aceitar o Naufrágio em que caminha o Brasil, precisamos mesmo é de mais Paciência, para não explodir de vez, e sair produzindo por aí, loucuras civis... está difícil suportar tanto descaso, tantos absurdos gerados por estes políticos que não vou ousar em dizer que são da ala de direita ou de esquerda, digo que são todos por um propósito do mal : “A Corrupção”.

Por afirmar que precisamos de mais Paciência, trago agora nessa descrição , um conceito bem apurado da palavra paciência.

Segundo um apanhado de conceitos literários, a paciência tem por classe Gramatical, o seguinte: É uma Interjeição, e também um substantivo feminino. A paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros, sem perder a calma e a concentração. A paciência  é principalmente baseada na tolerância com os erros alheios ou diante situações e fatos indesejados.

Interessante um trecho de uma música de nome “Paciência” de autoria do cantor Lenine que diz assim :Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma/ Até quando o corpo pede um pouco mais de alma/ A vida não para. Enquanto todo mundo espera a cura do mal/ E a loucura finge que isso tudo é normal/ Eu finjo ter Paciência/ O mundo vai girando cada vez mais veloz/ A gente espera do mundo e o mundo espera de nós/ Um pouco mais de Paciência.”

Um forte destaque que identifiquei na letra da música “Paciência” do cantor Lenine, foi quando ele diz: “Eu Finjo ter Paciência”... Sabe, chegamos a um ponto tão revoltante, que penso que o nosso comportamento está paciente até demais, ou , se for um engano, como diz a Letra: Estamos fingindo ter Paciência diante dessa destruição que proporcionaram ao brasil nesses 30 anos de descuido social.

Ainda comentando sobre a questão Paciência, observei com muito gosto, o tratamento dado pela Psicóloga Olga Inês Tessari : “A paciência é mesmo uma virtude: É a capacidade de aceitarmos que nem tudo pode ser da forma como desejamos ou gostaríamos que acontecesse; É a capacidade de suportarmos determinadas situações ruíns esperando/buscando o melhor depois. É também a capacidade de entender que todas as pessoas são diferentes entre si e que nem sempre elas nos entendem, desejam ou agem da forma como queremos que elas agissem.

Bom seria se todos os políticos e autoridades em geral , antes de executarem os planos de corrupção, que pensassem com bom senso, entendendo que nem tudo pode ser como desejamos ou como queríamos  que acontecesse ( como diz a Psicóloga Olga)

Pode-se concluir este artigo, desejando que todo bom brasileiro, se revista de muita Paciência, para suportar tamanho descuido social que vem de 30 anos atrás até o presente momento, jogando as cartas da destruição total ao País. Que tenham muita Paciência diante das práticas de desvirtuação.


Autor Rogério Marcelino

Um comentário:

  1. Paciência tem limites, acho que a nossa, já chegou ao máximo da sua extensão. O que estamos assistindo é ultrajante, extrapola a tudo que um dia podíamos imaginar que acontecesse nos 3 Poderes.

    ResponderExcluir