segunda-feira, 3 de julho de 2017

Intervenção Militar,Seria Bom ou Ruim para o Brasil ?

O Brasil chegou infelizmente a um nível máximo do que se pode entender de crise; ou seja, chegou a um patamar típico de uma crise de Legitimidade e de Autoridade.

Neste Artigo será abordado um assunto relevante e de interesse de todo brasileiro. Um assunto que vem crescendo consideravelmente entre as opiniões  de diversas gerações ativas da sociedade brasileira. Destas opiniões do momento, estão o que pensam as gerações X, Y e Z, sobre uma Solução para o Brasil  por meio de uma Intervenção Militar.

A sugestão do momento para dar jeito no Brasil, e que estamos constantemente ouvindo entre os rumores por vários cantos do país, e nas Redes Sociais, seria a Intervenção Militar.

Segundo um estudo apurado pelo site de pesquisas www.significados.com.br/intervençaomilitar/ a Intervenção Militar significa

O  uso das forças militares (exército, marinha e aeronáutica) para controlar determinada situação que deveria ser de responsabilidade de outro tipo de força ou autoridade. 
No âmbito internacional, a intervenção militar se configura quando os militares de um país são enviados a uma nação terceira com o objetivo de controlar, de maneira temporária, os interesses daquele país. Normalmente, nestes casos, a intervenção militar se justifica em situações particulares, como por exemplo, quando determinada nação sofre com guerras civis intensas ou com falta de um comando que garanta sua segurança, ou ainda quando a população é negligenciada pelo governo daquele país
Um exemplo de intervenção militar internacional aconteceu quando as forças militares dos Estados Unidos da América invadiram o Afeganistão, alegando querer defender o bem-estar dos cidadãos daquele país e garantir a segurança mundial. 
No entanto, é certo que cada país deve ter a sua autonomia e autodeterminação assegurada, sem a intervenção de qualquer outra nação estrangeira. 
A intervenção militar, como forma de controlar os poderes de um país (Legislativo, Executivo e Judiciário), pode ser considerada um golpe de Estado, ou seja, uma maneira ilegal de derrubar um governo constitucionalmente legítimo. 

Segundo o artigo 142 da constituição Federal, a Intervenção Militar Legal , é a Constitucional, prevista em lei; diz  que a função das forças armadas é a de proteger os três poderes e a soberania da presidência da republica. E uma vez, existindo a necessidade de intervenção, somente por solicitação do presidente da república, o qual segundo a lei, as forças armadas estão subordinadas. Assim diz a Lei. Assim é o correto. E o que os senhores do poder estão fazendo nos últimos 30 anos, é o correto ?

Muitos cidadãos e cidadãs da geração X, os mais experientes, tem dado esta sugestão de Intervenção Militar para arrumar o Brasil, pois de fato viveram o período de Intervenção Militar submetido ao Brasil entre 1964 até 1985; esta geração pode com propriedade e conhecimento, fazer uma comparação consciente sobre os dois Regimes, O Militar e o Civil/Democrático; podem afirmar , depois de terem vivido experiências nos dois regimes, qual foi o melhor para o Brasil.
Entretanto, para quem não viveu na íntegra o que é de fato o regime militar, (me refiro a geração Y), pois já existiam na época, porém ainda não tinham uma opinião definida, formada para produzir esclarecimentos para os dias de hoje. A geração Y possui mais os conhecimentos históricos sobre o regime militar, e não de vivência na íntegra, para afirmar se foi bom ou não para o Brasil. Muitos da geração Y, obtiveram informações de familiares e amigos mais experientes que viveram na íntegra o que  foi o  Regime Militar no Brasil, e com isso até produzem opiniões esclarecedoras sobre o regime.

Independente do povo da geração X, Y, ou Z  ter vivido ou não o período do controle militar no Brasil, o assunto em questão é super  sério, e precisamos urgentemente de uma alteração significativa no que se refere à administração Pública do Brasil. Todo poder emana do povo, assim garante a carta magna, a Lei Máxima do País, de nome  Constituição Federal. Se o poder nasce de nós, e se houver um consenso entre as opiniões das gerações X,Y e Z, concordando que será útil para o Brasil o retorno dos militares ao comando do País, medidas civis teriam que ser tomadas, visando à aproximação das Forças Militares, desta Proposta de inovação para o controle do Brasil.

Ao pensar em inovação para o futuro do Brasil, seria o momento das forças representadas pelos seus coronéis, refletirem sobre esta proposta que aos poucos vem tomando espaço na mente do brasileiro das diversas gerações, principalmente os das gerações X e Y. Temos aí as diversas gerações esperando um novo Brasil... como a geração X, representada pelas pessoas nascidas no início de 1960 até o final dos anos 70; da geração Y, representada pelas pessoas nascidas no final dos anos 70 até o início dos anos 90; e os da geração Z, representada pelas pessoas que nasceram no fim de 1992 até o ano de 2010.

A união destes pensamentos originados nas mentes mais experientes, ou pelas menos experientes, das gerações citadas acima, pode tomar um rumo de consistência no País; o que pode ou não gerar uma forte resistência diante do atual comando civil desestruturado. Uma posição dos senhores Militares com resposta, quer seja positiva ou negativa, sobre a proposta para assumir o comando do país novamente, seria importante para o posicionamento de cada cidadão e cidadã, pois muitos já abandonaram o país, e foram viver em  outras nações do planeta;  outros estão pensando em deixa-lo, enfim , todos nós brasileiros precisamos saber o que fazer neste momento de desgoverno.

Autor Rogério Marcelino.


Referências Bibliográficas:

www.significados.com.br/intervençãomilitar/   Acesso em 03 de julho de 2017 as 15:30h
https://www.oficinadanet.com.br/post/13498-quais-as-diferencas-entre-as-geracoes-x-y-e-z-e-como-administrar-os-conflitos   Acesso em 03 de julho de 2017 as 16:30h

11 comentários:

  1. Penso que meu povo peca por olhar o passado, o presente e o FUTURO pelos olhos dos outros. Somos uma nação dividia, saqueada e explorada desde o descobrimento.

    Ao longo de nossa história nós tivemos vários períodos negros. Nunca antes tivemos nós mesmo o PODER de RESOLVERMOS nossa situação caótica. Quando deixamos de pensar com nossas próprias cabeças, aliena-mo-nos de nós mesmos. Deixamos plantarem a história nacional de acordo com suas ambições individuais.

    Erramos grosseiramente quando não entendemos como funciona uma democracia saudável. Pecamos ao não ALTERNAR o poder como o fazem os americanos, por exemplo. Deixamos famílias inteiras entrarem no poder e nunca mais abando-na-lo.

    Deixamos não sei por que cargas d'água um político se reeleger eternamente. Vejam que todos os nossos algozes se criaram e se tornaram mitos levados ao cargo várias vezes por nós eleitores.

    Quanto se os militares seria bom para o Brasil, eu digo que lugar de militar é na caserna. Onde poderíamos contar com a eficiência de nossas Forças Armadas seria seu uso OSTENSIVO, PREVENTIVO nas fronteiras e a criação de fronteiras estaduais. Tudo sob o comando direta do Comando Geral uma vez que estamos em guerra.

    Nosso problema é político, econômico e MORAL. Nossa maior GUERRA é com NÓS MESMO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE ALVARO. MUITO BOM O TEU COMENTÁRIO. COMO SEMPRE EU DIGO AQUI, QUE TEUS COMENTÁRIOS FAZEM A DIFERENÇA NA INTERAÇÃO.
      QUANTO A QUESTÃO QUE ABORDEI NO ARTIGO, VOU ATÉ SER BREVE NA RESPOSTA AO TEU COMENTÁRIO, OU SEJA, TUDO O QUE VC RELATOU EM TEU COMENTÁRIO, EU RETRATO NO PRIMEIRO PARÁGRAFO DO MEU ARTIGO QUANDO DIGO QUE ESTAMOS SOFRENDO DE UMA CRISE DE LEGITIMIDADE E DE AUTORIDADE. ENTRETANTO, EU NÃO RESPONSABILIZO O POVO , EMBORA A LEI DIZ QUE TODO PODER EMANA DO POVO. EU RESPONSABILIZO QUEM POR MUITOS ANOS ESTÁ COM O CONTROLE DO PODER QUE EMANA DO POVO.
      FORTE ABRAÇO ALVARO E FIQUE COM DEUS.

      Excluir
  2. Ótimo artigo. O assunto é extremamente complexo, com nuances dos mais variados tons. O artigo 142 garante a legitimidade de uma intervenção, obedecidos os critérios nele descritos. Ainda acho que de toda maneira essa seria a pior solução, ou uma falta de solução melhor, não deixando de ser uma. Ainda penso que existem diversos tipos de movimentações civis seguras e que poderiam - mesmo demorando mais - levar a uma queda de toda a corja que só Deus sabe pq ainda está solta. A desobediência civil é uma delas, mas depende da contaminação do empresariado pela causa. Vamos chegar lá, não sei por qual das vias, mas o funil tá cada vez mais estreito. HS Naddeo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite herminio!
      Ótimo comentário. Bom, gostei da conclusão do teu comentário, quando vc diz, Vamos chegar lá... E eu complemento que chegaremos rumo a um novo Brasil revestido de Justiça Social; Entretanto,vai depender de um fator que eu enfatizei desde a introdução do meu artigo, o fator união dos pensamentos para um mesmo propósito. As geraçaoes precisam se unir deixando de lado os preconceitos doutrinários e se fortaceler visando o CHEGAR LÁ NO PODIO DA VITORIA.
      BOA NOITE HERMINIO E FIQUE COM DEUS.

      Excluir
    2. É necessário ser realista. O problema do Brasil é o avanço acelerado da implantação do comunismo no país. Nesta situação a urgência não nos permite o luxo de adotar solução de longo prazo. O quadro que se apresenta exige uma providência imediata. Comunistas jamais deixam o poder por vias democráticas. A Intervenção Militar é a única maneira de evitar que o Comunismo se estabeleça no pais nos próximos meses. A agenda dos vermelhos é essa. Vale lembrar que as Forças Armadas não se destinam somente à defesa do país de inimigos externos mas, também, de inimigos internos. O fato é que, o povo brasileiro está sendo governado por uma entidade estrangeira, comunista - o Foro de São Paulo. Na prática, estamos sendo governados por Cuba! É inadmissível. O povo pode e deve convocar a Intervenção Militar exercendo seu poder institucional estabelecido no Artigo 1º da Constituição - Todo poder emana do povo que pode exercê-lo direta ou indiretamente. Diretamente, significa, convocar o braço armado da população nas ruas!

      Excluir
    3. Boa Noite Lygia !
      De fato todo poder emana do povo, assim a lei máxima nos garante. porém, a difícil tarefa que teremos será a de tomar o controle desse Poder que emana de nós, porém é comandado pelos corruptos , por meio da suprema corte. Mas nada está perdido, é possível vencermos esta GUERRA.

      Excluir
  3. Que Venha a Intervenção Militar, pois o Brasil não mais possui o tempo para a espera.
    Que Ela Apresente sua Proposta para a Faxina do Brasil e que ela faça um plebiscito para que o Eleitorado determine se ela permanece ou não para concretizar tal Proposta !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Paulo !
      Obrigado pela tua participação comentando aqui sobre o meu artigo.
      É grande validade a sua sugestão de de realizar um plebicito, para que se apure o que realmente o povo almeja para o Brasil.
      Um abraço Paulo e muita Paz pra ti.

      Excluir
  4. Nosso país lamentavelmente está na agenda comunista a 30 anos, temos que começar tudo novamente.Não podemos admitir mais estes falsos democratas perpetuar no poder. É inevitável um BASTA urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Leylah , precisamos desta mobilização urgente, visando salvar o Brasil das mãos comunistas. É uma tarefa difícil, mas não impossível. digo difícil porque não é fácil encarar o forte poder manipulador que esta ao lado dos corruptos, e agregado a este poder manipulador de MENTES, está a MÍDIA. Não é tarefa fácil, mas não impossível e requer tempo e paciência.

      Excluir
  5. Vamos conseguir, vai demorar mas vamos conseguir banir estes indecentes que aqui estão para desagregar famílias e destruir a mente de nossas crianças. Canalhas não passarão!

    ResponderExcluir