sexta-feira, 14 de julho de 2017

Praticando a Lei, a Ordem Prevalece

Ao observar o significado de algumas palavras da nossa língua como : Fé; Respeito; Virtude; Justiça; Idoneidade; Caráter; Coragem; Força; Calma; Capacidade; Educação,  e o que elas representam para nós, em termos de Valores essenciais para uma boa convivência e condução da vida entre os melhores padrões éticos, Prosseguir  minha observação de forma diferenciada para a palavra “Ordem”, destaquei-a e com afinco me fixei nos seus conceitos.

Segundo o site www.dicio.com.br/ordem , sítio do dicionário online de Português, a classe gramatical da palavra ordem, é um Substantivo Feminino, e traz como significado, “A disposição organizada e ordenada das coisas, seguindo uma categoria, o lugar que lhes convém: Ordem alfabética, Regras, Leis, Estruturas que constituem uma sociedade.”

Ao me identificar profundamente com os conceitos da palavra ordem, fui mais adiante em minha pesquisa, e cheguei na histórica frase mais conhecida de todo bom brasileiro , estou me referindo a frase da Bandeira Brasileira : “Ordem e Progresso” , uma frase que mexe com os sentimentos do povo brasileiro  e que foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes; um lema nacional desde  sua formação, que retrata o lema político “Positivismo”.

O Positivismo surgiu no século XIX por meio de uma corrente de pensamentos comandada pelo filósofo francês Auguste Comte. De acordo com os pensamentos de Auguste Comte, o positivismo seria uma das únicas saídas para a Evolução da Humanidade. 

Dando continuidade à questão Ordem e o Progresso no Brasil, a pesquisa me levou à literatura do escritor Gilberto Freire que tratou muito bem do assunto quando publicou o seu Livro de título “Ordem e Progresso” em 1957. Freire mostra em seu livro, um histórico momento que o Brasil viveu, que foi a transição do Regime Monarquista para o Regime Republicano .

Para quem leu o livro Ordem e Progresso de Gilberto Freire, com certeza entendeu bem que houve certa resistência no que diz respeito a Integração e adaptação ao novo regime social, que naquele momento se tratava do Regime Republicano.

O regime Republicano quando foi implantado, trouxe para o Brasil, uma inovação social, houve um avanço na industrialização, enfim o progresso chegara àquele momento, que fazia renascer para um novo tempo, muitos setores da sociedade, que estavam excluídos. A integração foi difícil a princípio, pois o conservadorismo Monárquico ainda era forte diante da nova visão transformadora. Mas Fluiu positivamente.

Voltando ao foco do artigo, a Ordem, vimos ser noticiado com satisfação nos últimos dias , os efeitos significativos da ORDEM no brasil, quando o Juiz Sérgio Moro, exercendo com proeza a sua magistratura, condena o Ex Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da silva a 9 anos e seis meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do Triplex do Guarujá. Porém, Lula, conta com os recursos da Lei, e poderá Recorrer em Liberdade; sendo assim, aguardará decisão de outras Instâncias que vier a recorrer. O que significa o seguinte: Se Lula for julgado e condenado por outros Magistrados, como os do TRF-4 , ficará inelegível e consequentemente cumprirá a pena a princípio determinada na primeira Instância por Sérgio Moro. 

Este fato ocorrido chamou à atenção de todo brasileiro; entretanto, muitos ainda estão indignados com as limitações da sentença à Lula.  Na verdade, uma reação mais feliz para nós os Inconformados com a Ruína Econômica deixada pela ORCRIM, seria a notícia de prisão imediata para Lula e aliados e coniventes com a corrupção. No entanto, não ocorreu como todos esperavam, e mais uma vez Lula se beneficiou de recursos existentes na Lei ,e não será preso de imediato.  

O bom de todo esse evento foi que a Lei fora aplicada, prevalecendo à ORDEM. Pois todos estão debaixo da Lei.

Ressaltando a sentença do Juiz Sérgio Moro, observa-se um fator mais agradável que foi a determinação do Juiz, que interdita Lula para exercer cargos públicos; Para alívio da maioria que almeja ver se cumprir a Justiça no Brasil, e tem OJERIZA de IMPUNIDADE, Lula não será mais candidato a presidente da república em 2018. Como diz o ditado popular ;  “Justiça Seja Feita” ;  Acredito que a Justiça foi feita, e prevaleceu a ORDEM.



Autor : Rogério Marcelino.

2 comentários:

  1. A ordem dos fatores alteram o produto. Sim, olhemos que hoje quem era a base aliada que sustentava o desgoverno da estoca vento, é exatamente a tal "OPOSIÇÃO" ancorada pela mídia favorita dos enjaulados.

    Se nossa ordem está uma desordem, imagine nosso progresso sendo tangenciado por uma cambada de salafrários que se apresentam como defensores dos pobres e comprimidos na miséria moral.

    Nossa bandeira está esculhambada nas suas cores, no seu dito " Ordem e Progresso, nos restam mulambos candidatos a salvadores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Álvaro !
      Satisfação tê-lo aqui para comentar mais um artigo de minha autoria.
      Partindo do princípio sobre o teu comentário, está ai a nossa oportunidade de REAGIR Contra estes mulambos candidatos a salvadores. E esta Reação popular e de democratica de fará em 2018 nas Urnas.

      Excluir