quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Se um Estadista Assumir, a Ordem Voltará

Estadista ou homem de Estado, na definição do dicionário  Houaiss, é pessoa versada nos princípios ou na arte de governar, ativamente envolvida em conduzir os negócios de um governo e em moldar a sua política; ou ainda pessoa que exerce liderança política com sabedoria e sem limitações partidárias.  

Para Aristóteles, o que o estadista mais quer produzir é um certo caráter moral nos seus concidadãos, particularmente uma disposição para a virtude e a prática de ações virtuosas.

Normalmente ocorre de o estadista ser incompreendido pois preocupa-se com o longo prazo e toma decisões impopulares a curto prazo, enquanto a maioria dos políticos preocupa-se com resultados imediatos de suas ações. Assim se diz que:- O estadista se preocupa com a próxima geração e o político com a próxima eleição.

Uma das Virtudes que observo em  um Estadista, é a referência de um Político de perfil Voltado para a Sustentabilidade. Isso é um grande valor agregado a este perfil de político, que toda Nação do Planeta precisaria para comandar sua sociedade. Como diz na última linha da citação acima, que um Estadista se preocupa com a próxima Geração de seu País (Um Pensamento assim, é Exemplo de Atitude Sustentável), enquanto o Político comum se preocupa com a próxima Eleição. (Um Exemplo de Atitude voltada para seus interesses Próprios e de seus aliados, mas não do País e da sociedade geral).

Neste artigo será discorrido sobre alguns  perfis de Políticos que o Brasil dispõem atualmente, e que serão possivelmente candidatos a Presidência da República nas próximas eleições de 2018. Será destacado dados recentes da vida pública desses possíveis candidatos e também alguns Questionamentos :  Quem será o melhor para comandar o Brasil ?  É possível confiar de fato, nos nomes apresentados? Existe algum nome com um perfil de político Estadista ?  Espero que o texto seja do agrado de todos que se dispor à leitura; fico na expectativa de obter comentários participativos sobre o assunto abordado no artigo.

Para quem possui uma visão politizada, vem comigo neste debate; Atualmente temos diversos nomes sendo noticiados como possíveis candidatos a presidente da república. Estes nomes seriam mesmo o melhor que o Brasil tem para ocupar este Responsável Cargo de poder máximo , ou se trata apenas da magia da política, que com poder manipulador natural, conquista e as vezes convence o eleitor ?

O poder manipulador da política, é realmente uma arte natural de quem possui; alguns desenvolvem esta Arte estudando as ciências políticas, mas outros já nascem com esta arte, e se destacam no meio em que estão inseridos.

Infelizmente os fatos comprovados de corrupção nos últimos 30 anos no Brasil, Descredibilizaram a classe política brasileira de forma generalizada diante de todo Eleitorado. Entretanto, encontramos nos dias atuais, eleitores que Relevam seus sentimentos democráticos e demonstram alguma afinidade e confiança em algum nome ou outro envolvido na política. Porém, ficam Espairando no ar aquelas Indagações : Será que vale a pena confiar ?  Este nome de fato, é o melhor para o Brasil ?

Atualmente, há muitos nomes dispostos a ocupar o cargo de autoridade máxima do Brasil em 2018. Alguns até mesmo se destacam em meio a uma polêmica e outra, como o caso do Polêmico e Condenado na Primeira Instância pelo Juiz Sergio Moro , o Senhor Luís Inácio Lula da Silva , que surpreendentemente, tem alcançado um alto índice nas pesquisas de intenções de voto para presidente; é um resultado provisório, porém com aspecto cômico, pois os resultados nas pesquisas a favor de Lula, São Índices do tipo proporcionais a um candidato com perfil 100% ELEGÍVEL, e com boa conduta política na história; e o que sabemos do senhor LULA, é o contrário, ou seja, Lula não possui um Status de político Estadista;

Outro nome que vem se destacando e politicamente falando, tem grandes chances de convencer o eleitor, ´se trata do deputado Jair Bolsonaro, um forte opositor do governo Temer; É um perfil Ficha-Limpa, conservador, e com grandes possibilidades de disputar um segundo turno com algum outro candidato;

Outro nome que foi noticiado como possível candidado a Presidente da república, foi o do atual prefeito da cidade de são Paulo, João Dória. Dória tem demonstrado que sabe trabalhar, sabe fazer política, é um excelente Gestor Público, entretanto, particularmente, não indicaria dória a largar a prefeitura de são Paulo para se candidatar a Presidente. Entendo esta proposta como um ato de precipitação e que pode prejudicar sua vida pública. Melhor para Dória, seria concluir o seu excelente mandato como prefeito, e futuramente planejar sua candidatura a presidente, mas não para 2018;

Estes 3 nomes destacados acima, são apenas os que até o momento circularam na mídia com certo destaque, e como fortes Candidatos, mas não para por aí nestes 3, mesmo com o descredito popular para a classe política brasileira, existem diversos nomes anunciados como possíveis candidatos a presidente do Brasil, como o do Senador Ronaldo Caiado (DEM) , o Senador Aécio Neves (PSDB) que mesmo cheio de inquéritos em sua vida pública, seria um possível candidato;  O Senador Álvaro Dias também é uma proposta , Levy Fidelix (PRTB); Luciana Genro (PSOL); José Maria Eymael (PSDC) ; O ex Ministro Ciro Gomes é outra proposta; Marina Silva da Rede Sustentabilidade também é uma proposta de governo para o Brasil.

Enfim, são vários Pré Candidatos, envolto às Indagações : quem está mais preparado para assumir ? Quem é de fato o melhor para o Brasil ?
Todas estas indagações serão esclarecidas nas Urnas das Eleições de 2018; é uma tremenda responsabilidade que a Legislação eleitoral colocou nas mãos de cada brasileiro. 

Há muitos anos , nós pedimos Democracia, e chegou um momento que a Democracia veio ao nosso encontro, e ficou. Então não podemos de forma alguma fugir desta responsabilidade que é a de cooperar com o futuro do Brasil para os próximos 4 anos após 2018.

O Brasil tem Jeito; e este jeito está na consciência de cada eleitor, e principalmente na consciência de cada Candidato disposto a assumir o comando do Brasil.


Autor :  Rogério Marcelino

6 comentários:

  1. Caro amigo, se tem uma coisa que nosso país não tem há alguns bons anos é um Estadista. Temos vários políticos Carreiristas, Vigaristas e outros tantos que são oportunistas. Difícil neste momento de crise moral e ética, lembrarmos de alguém que possa definitivamente tirar o país dessa situação de corrupção, bandidagem e criminalização da política partidária. Existem, mas não são do meio político tradicional. Abraço e Parabéns pelo tema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde amigo Rafael !
      Fico honrado com o teu comentário sobre meu artigo.
      Com certeza existem pessoas com perfil estadista escondidas pelo país afora, pessoas fora do meio político tradicional como voce citou em teu comentário. Bom seria se estas pessoas se manifestassem com intuito de cooperar com salvação do Brasil , livrando-o das mãos dos corrúptos.
      Abraço !

      Excluir
  2. O povo brasileiro está passando por uma crise, nunca antes vista, com o alto grau de membros políticos chafurdando na suruba com nosso dinheiro.

    Dizem que nas crises são exatamente onde tiramos aprendizados que nos fortalecem democraticamente. Mas no Brasil, nas últimas décadas nosso povo foi DOUTRINADO a seguir pesquisas; pesquisas essas INDUTIVAS a olhos vistos.

    Erramos, erramos feio em 2006 em não frearmos o senhor Luís Inácio, vulgo Lula, a se REELEGER após os incidentes do MENSALÃO.

    Houvéssemos nós lhes negado a reeleição talvez nosso destino teria sido outro. Mas erro FATAL foi termos eleito uma gerentona de araque, basados na premissa enganosa que ela conseguiria alçar o Brasil ao 1 ° mundo. Imaginem o nome do que fizemos ao reelegê-la.

    Alguns ainda dirão que o PSDB onde os concorrentes todos hoje encalacrados com a Lava a jato, também não mudariam o status quo atual.

    Verdade, mas ao meu povo falta o aprendizado que uma DEMOCRACIA para ser vencedora, tudo COMEÇA e TERMINA na sua forma de VOTAR.

    Falta-nos o aprendizado da prática da ALTERNÂNCIA DO PODER em todos os níveis.

    Vejam a vergonha de nossos representantes, nesse que foi o maior destaque da Globo em uma votação. Gente sem preparo, uns já nem conseguiam falar, outros que nunca vimos na vida.

    Temer, não é santo. Não votamos na Dilma. Mas hoje, podemos sermos PACIENTES e não deixar MANIPULAÇÕES maliciosas nos VENDAR os olhos.

    No ano que vem, ai, sim, escolhamos os deputados e senadores e depois o Líder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Alvaro !

      Obrigado pela forte participação ao desenvolver um vasto comentário sobre meu artigo.
      Um detalhe super interessante que você mencionou em teu comentário, foi a questão das pesquisas eleitorais; de fato nós por muitas vezes pecamos ao ser vulneráveis diante de resultados de pesquisas muitas vezes encomendados pela cúpula da corrupção. Outro fator interessante que você mencionou , foi a questão da reeleição que oferecemos ao chefe da ORCRIM EM 2006. temos que admitir, que temos nossa participação na evolução dessa doença chamada CORRUPÇÃO no Brasil. Mas 2018 está bem próximo, e, será uma nova oportunidade que nós brasileiros teremos para equacionar com muito equilíbrio a situação política do Brasil.

      Excluir
  3. Que Deus faça de suas palavras as palavras de nosso povo. Em 2018, limpemos a latrina...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir